Notícias

Estudo da Unesp mostra que suco de laranja ajuda a controlar o apetite

16/01/2014
Publicado por Angélica Garcia
 

 

Uma pesquisa da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara (SP) revelou que a laranja, fruta conhecida por ser bastante calórica, pode ser uma aliada para quem quer perder peso. Os pesquisadores constaram que ela libera uma substância que aumenta a saciedade e ajuda a inibir o apetite, ou seja, a pessoa toma o suco e come bem menos na refeição seguinte.

Os testes foram feitos com sucos frescos e industrializados. Quarenta voluntários tomaram a bebida durante um ano e depois tiveram o sangue analisado.

Os especialistas descobriram que o suco de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Esse hormônio age numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibe os receptores do apetite.

Calorias

A bióloga Thaís César, professora do departamento de alimentação e nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, estuda os efeitos do suco de laranja em diferentes grupos de indivíduos desde 2000. Segundo ela, apesar de cada copo de suco ter em média 120 calorias, ela concluiu que a ingestão de cerca de um litro da bebida diariamente não alterava o peso das pessoas.

A partir dessa constatação, surgiu a ideia de estudar a influência da fruta no apetite. Durante uma semana, os participantes consumiam o suco de laranja puro, feito na hora. Na semana seguinte, o suco pasteurizado, como é exportado para muitos países. Na terceira, um preparado especial, feito com água e açúcar, numa composição parecida com a dos refrigerantes.

Depois de tomar a bebida, os participantes tinham o sangue analisado, a fim de analisar quatro índices: glicose, insulina, leptina e adiponectina.

Fresco ou de caixinha

A melhora nos índices foi detectada tanto com o consumo do suco fresco quanto com o pasteurizado. Só quem consumiu o preparado com açúcar é que não teve efeito positivo. Pessoas com faixa de peso normal, no entanto, se beneficiaram mais do que as que apresentavam sobrepeso ou obesidade.

A professora acredita que a vitamina C e as isoflavonas presentes no suco de laranja sejam responsáveis pela melhora nos índices.

Ela recomenda que as pessoas troquem os tradicionais lanchinhos da tarde pela ingestão do suco de laranja - além de gerar saciedade, a bebida possui nutrientes que bolos e bolachas não contêm.

 

 

Fonte: Site UOl


 


 

Escritório Central: Estrada do Passatempo, nº 102 - Cantagalo - Três Rios (RJ). Cep: 25.805-250. Telefone: (24) 2251-8000