Notícias

Uso de protetor solar é importante também no escritório

11/02/2014
Publicado por Angélica Garcia
 

 

Mais um dia começa e o sol está de "rachar". Por isso, nem pense em sair de casa sem passar protetor solar, mesmo que for ficar trancado no escritório. Se for trabalhar na rua, o cuidado precisa ser intensificado, principalmente nas áreas que ficarem mais expostas à luz solar, como rosto, braços e mãos.

A dica da dermatologista Carolina Marçon, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), é aplicar o filtro de 15 a 30 minutos antes da exposição solar. Segundo ela, em longo prazo, a queimadura solar pode contribuir para o desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é importante seguir alguns cuidados específicos para prevenir a doença.

Carolina explica que o câncer ocorre quando a radiação incidente excede a capacidade de proteção da melanina da pele.

— Pessoas de pele escura têm mais melanina do que aquelas de pele mais clara. Consequentemente, a incidência de queimadura solar em indivíduos de pele escura é menor.

A dermatologista diz que tipicamente há uma vermelhidão inicial na pele, seguida por vários graus de dor, ambos proporcionais em severidade à duração e intensidade da exposição.

Os sintomas mais comuns da queimadura solar incluem fraqueza, dor, edema, coceira e/ou escamação da pele, náusea e febre.

A queimadura solar pode ser evitada por meio do filtro solar com alto fator de proteção e com a limitação do tempo de exposição solar, especialmente durante o período de 10h às 16h. O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas ou três horas, e deve-se aplicar de 15 a 30 minutos antes da exposição solar.

 

Fonte: R7


 

Escritório Central: Estrada do Passatempo, nº 102 - Cantagalo - Três Rios (RJ). Cep: 25.805-250. Telefone: (24) 2251-8000